Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

sábado, 10 de Janeiro de 2009

Como é uma Reunião Espírita

Os que desconhecem o Espiritismo, ficam a imaginar coisas e muitas vezes curiosos em saber como é uma reunião espírita. Que força move os espíritas a ponto de produzir neles tanto entusiasmo pela religião? Afinal, a religião não é apenas o compromisso de ir ao templo, ouvir os ensinos, colocar em prática e... tudo bem?

Meu amigo, a religião é muito mais que um mero compromisso com o templo. A religião é o sentido de sintonia com Deus ( e isto significa amor, confiança em sua Bondade, vivência solidária ) para buscar recursos de viver com harmonia. Harmonia consigo mesmo e com o próximo, para progredir, ficando ainda a compreensão do dever de auxiliar nossos companheiros de caminhada. A religião interna independe de rótulo ou embalagem, pois significa o amor a Deus, ao próximo, como a si mesmo. Desafio enorme, pois todos trazemos inúmeras mazelas internas, difíceis de serem vencidas. Se assumirmos o caráter da religião que professamos, seremos homens de bem a serviço da paz humana.

Mas aí é que surgem as dificuldades.A reunião espírita, trazendo os fundamentos do Espiritismo, visa ajudar na superação dessas dificuldades. Mostrando ao homem de onde veio, para onde vai, o que faz na Terra, e explicando as razões do sofrimento, os porquês de tantas diferenças humanas, torna claro o entendimento da questão humana. Os Centros Espíritas, inspirados na Doutrina Espírita, realizam inúmeras atividades e entre elas estão as reuniões que se classificam conforme a atividade a que se dedicam. Vamos enumerar algumas:

a) Reuniões de Estudo Doutrinário: são as mais importantes, pois visam estudar os ensinamentos dos livros da Codificação de Allan Kardec (pseudônimo de ilustre professor francês que organizou os ensinos dos Espíritos e publicou O Livro dos Espíritos, em 18/04/1857), onde todos os temas humanos podem ser estudados e debatidos à luz do Espiritismo. É onde se estuda a Doutrina Espírita e se compreende seus fundamentos. São reuniões normalmente participativas, de diálogos e troca de idéias. São reuniões empolgantes, pois permitem aprofundamento das questões sob diversos ângulos, tornando-as muito agradáveis. Sendo muito dinâmicas, estão distantes da rotina ou da sonolência. São franqueadas ao público.

b) Reuniões Mediúnicas: são as reuniões de intercâmbio com os espíritos (que nada mais são que homens fora do corpo), para esclarecimento daqueles que se encontram perturbados ou em sofrimento e para estudo dos participantes. São reuniões privativas, em face do caráter socorrista que apresentam, pedindo conhecimento e preparo dos participantes. Mas ocorrem com a maior naturalidade, distantes de qualquer misticismo ou sensacionalismo.

c) Reuniões de Assistência Espiritual: são as chamadas reuniões de passes. Passes são transmissões de energias fortalecedoras para quem se encontra enfermo ou perturbado. Os passes são facultativos, ou seja, recebe apenas quem quer, quem se sente necessitado desse recurso. Mas os passes são recursos de superfície, paliativos, de socorro imediato, pedindo outras providências para casos mais graves.

d) Reuniões de Divulgação: são as palestras, eventos, encontros, debates. Muito úteis, pois proporcionam grandes aprendizados.
Os espíritas estudam muito, continuamente. Os livros espíritas trazem muito ensinamento e vislumbram horizontes de paz e felicidade, pelo conforto que trazem e pela clareza que traduzem. Por isto, os espíritas estão sempre entusiasmados, pois aprendem muito. E você sabe, quem lê, viaja. Mas o bom mesmo é que todo este conforto e sabedoria que os livros trazem, estão perfeitamente embasados na lógica e no bom senso, sem ilusões, com permanente convite para a prática do bem. Como recomenda o Evangelho de Jesus. E ignoro se o leitor está informado, mas a Doutrina Espírita está totalmente alicerçada no Evangelho de Jesus. Nada inventou, apenas trouxe novas revelações e visa ajudar o homem a ser mais feliz, sem combater outras crenças, que respeita profundamente, reconhecendo a importância de cada uma na vida humana. O Espiritismo veio para aqueles que estão insatisfeitos com suas crenças e buscam respostas para seus questionamentos íntimos.
Conheça o Espiritismo, mesmo que seja a título de cultura geral, pois o Espiritismo deixa a você a liberdade de opção em aceitá-lo ou rejeitá-lo, jamais obrigando ninguém a seguí-lo.

Orson Peter Carrara

(Texto disponível em www.caminhosdaluz.com.br.)

1 comentário:

@@ Blue @@ disse...

Me chamo Andersson, e estou a ponto de me tornar espirita, pois vi que essa doutrina se encaixa exatamente no meu modo de ser e pensar.
Queria saber apenas se são todos os centros que fazem reuniões mediunicas, ja que preciso de algumas respostas para casos que ocorreram comigo há algum tempo.
meu email é p_h_blue@hotmail.com

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."

Vale a pena

Loading...

Se o amor se vai

Loading...