Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cristão ou espírita?

J. Garcelan

Cristão ou espírita? Seria uma redundância? Digo redundância! Os fatos que levaram muitos centros espíritas a se autodenominarem “CENTRO ESPÍRITA KARDECISTA CRISTÃO” são históricos e, na minha avaliação, não houve muito esforço por parte de dirigentes e mesmo das centenas de milhares de adeptos de então, que, movidos pelas circunstâncias, cometeram essa redundância. Preferiram continuar no erro em vez de esclarecer com paciência as confusões criadas por outras doutrinas reencarnacionistas. Kardec, quando criou o vocábulo ESPIRITISMO, já o fez para diferenciar esta doutrina cristã de outras espiritualistas.
Não vamos neste artigo historiar os acontecimentos que levaram muitos espíritas a usaram desse recurso para se diferenciar de outras religiões. Se alguém quiser saber um pouco mais, basta se informar com a literatura espírita e antigos confrades e poderão se atualizar a respeito do assunto e, assim, ajudarem acabar com esse erro. A Doutrina dos Espíritos é baseada na Ciência, na Filosofia e na Religião. Os espíritas, que deveriam ser cristãos autênticos, uma vez que a doutrina nos trouxe de volta a Boa Nova na sua essência, não podem, como outrora, alterar, falsificar ou mudar seja lá o que for. Os homens de antanho, para atingir seus objetivos escusos, alteraram, acrescentaram, retiraram parte do que foi pregado por Jesus, que trouxe ao conhecimento da humanidade o Código Divino.
Quanto ao Espiritismo, “O Espiritismo será aquilo que dele fizerem os homens”, palavras de Léon Denis no livro “NO INVISÍVEL” (edição FEB), considerado o propagador da Doutrina. Essa frase poderia ser dita por qualquer pessoa que conhece a história das religiões, principalmente no que diz respeito ao cristianismo. Os homens, volúveis como são, em seu atual estágio evolutivo são previsíveis quanto às suas idéias materialistas...
Este preâmbulo é para dar início a um conversa com a consciência de cada um.
Podemos começar assim: Sou digno de ser espírita? Durante o dia-a-dia, temos momentos de descontrole emocional onde nos esquecemos que somos cristãos. Basta nos depararmos com uma oportunidade oferecida pelo Pai para exercitarmos a Caridade, no caso um indivíduo prepotente, desonesto, nervoso, ambicioso, mal humorado, etc. para que esqueçamos que somos cristãos e, consequentemente, Espíritas. Ao respondermos na mesma moeda nos igualamos ao nosso “adversário fortuito”!
“Estai preparados, pois não sabeis quando nem como sereis chamados a partir. Não penses estar prontos. Não te iludas, pois infindável é a preparação (José Trigueirinho Netto-193l)”.
Esta frase de Trigueirinho (biografia e obras na internet) nos alerta a respeito de nosso presente e futuro. Sintetiza bem o que devemos esperar de nossas atitudes ou de nosso plantio e a colheita que advirá de acordo com o trato que a ela dermos.
A ignorância é talvez o maior mal do ser humano. Alguns leitores dirão: O orgulho, o egoísmo, a inveja, etc. onde ficam? A resposta é: Por serem ignaros, os homens continuam orgulhosos, materialistas, egoístas, invejosos... Falta de saber; ausência de conhecimento, é um dos conceitos da palavra IGNORÂNCIA, apresentado pelo dicionário Aurélio.
Na antiguidade, muito antes do nascimento de Jesus, sábios orientais e ocidentais deixaram grandes ensinamentos para o conhecimento da humanidade. Exemplo: Lao-Tsé (sábio chinês): “Pagai o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e invulnerável na defesa”.
Poderia prosseguir com Confúcio, contemporâneo de Lao-Tsé, com sábios gregos, etc., mas é em Cristo que vamos encontrar toda a sabedoria para um viver sadio.
Amar o Próximo como a Ti Mesmo, é o maior conselho que a humanidade poderia receber. É mais do que isso; é um bálsamo para todas as doenças; é a resposta para todas as grandes questões humanistas; é evolução contínua...
O Espírito de Verdade, prometido por Jesus, nos trouxe a luz do conhecimento, através da Codificação Espírita. Allan Kardec foi o escolhido para a tarefa. Seus seguidores imediatos, como Léon Denis, nos alertam para o que os homens possam fazer com a Doutrina como fizeram com os ensinamentos de Jesus.
Para aqueles que não conhecem o assunto, recomendo a leitura do livro “A Esquina de Pedra”, de Wallace Rodrigues, publicado pelo O Clarim.
Enfim, ser Espírita é ser adepto das lições puras de Jesus. Isso não quer dizer que ele seja melhor do que qualquer outro ser humano que segue outra religião. Só há uma diferença: o verdadeiro espiritista deve ser cônscio dos defeitos morais e materiais que grassam na humanidade dentro do estágio evolutivo em que nos encontramos. Assim, cada confrade sustenta uma luta interior diária para vencer esses defeitos, pois sabe que é a única forma de evoluir para planos superiores. Sabe que o sofrimento é causa e efeito e que a reencarnação é Justiça Divina; é oportunidade dada pelo Pai para que possamos nos reencontrar. “Nenhuma ovelha se perderá” disse Jesus. Sim, nenhum de nós se perderá. Reencarnaremos inúmeras vezes até que possamos nos juntar ao “rebanho” dos Bem-Aventurados.
“Você deve ser o exemplo da mudança que deseja ver no mundo”. Essa frase é atribuída a Ghandy, um sábio indiano que conseguiu a independência de seu país, no caso a Índia, sem derramar uma gota de sangue.
O Evangelho Segundo o Espiritismo (edição FEB/1984), Capítulo XVII, item 3, contém um parágrafo que diz: “Ele é bom, humano e benevolente para com todos, sem preferência de raças nem de crenças, porque vê irmãos em todos os homens”.
Enfim, o espírita deve ter em seu âmago a vontade férrea de vencer seus defeitos e progredir incessantemente.
“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre tal é a lei” (Allan Kardec).
in: http://www.oclarim.com.br/?id=7&tp_not=2&cod=729

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."